Dica 05: Composição, a beleza do equilibrio.

Olá, gente!

Faz algum tempo que eu não publico novas dicas sobre como aprender a desenhar bem. Andei meio ocupado e, em certa medida, ainda estou, mas vendo que as visualizações de tais dicas no blog têm aumentado cada vez mais, resolvi escrever uma nova dica para aprender a desenhar bem. Antes, quero acentuar aqui que estas dicas, só serão eficazes se você desejar mesmo desenhar melhor e praticar, com certa regularidade, as dicas aqui postadas. Bem, hoje quero falar sobre a importância das composições equilibradas na produção de um desenho bem feito. Uma ressalva, quando digo "um desenho bem feito", eu não estou dizendo que seja detalhado ao extremo, mas belo, ainda que desenhado com muita simplicidade.

Vamos ao que interessa. Por composição podemos entender a arte de distribuir elementos em um determinado espaço. No desenho, esse espaço pode ser a folha de papel, a tela de pintura ou a tela de um computador. A distribuição dos elementos (por exemplo, imagens) pelo espaço (digamos do papel) depende do peso de tal elemento. Isto é, da importância que ele possui no conjunto. Em se tratando, por exemplo, de figuras geométricas ou abstratas, o peso delas pode ser definido pelo tamanho ou pela cor que possuem. Assim, imagens maiores ou com cores mais vivas terão mais peso que as outras.

Há também o ponto focal e ainda os pontos áureos. O Ponto Focal é aquele em que o nosso olhar, meio que instintivamente, se concentra. Ele se localizar um pouco abaixo da linha que divide a página no meio. No sentido vertical, esse ponto está mais ou menos a 40% da altura. A figura abaixo representa muito bem o escrito aqui.



Composições equilibradas respeitam está área em que tudo que é pesado fica da linha X para baixo e tudo mais leve (às vezes menos importante), fica acima da referida linha. Os Pontos Áureos são outra forma de fazer composições equilibradas. São chamados assim por sua aproximação com o Ponto Focal. Essa aproximação gera uma área de importância em que elementos fundamentais no desenho podem ser colocados.



Esses pontos surgiram de estudos na área de arte, particularmente, da pintura. Os grandes mestres da renascença, dentre outros estudiosos contribuíram bastante para o desenvolvimento destes recursos para produção de composições equilibradas e belas. Bem, mas isso é conversa para outra hora. Agora, mão a obras desenhe seguindo estas dicas e suas composições certamente ficarão melhores. Um abraço e até a próxima dica.





Comentários

  1. Cara gostei muito do Blog, meu filho curte desenhar e tem boas dicas aqui.
    Parabéns.

    Tenho um blog do Hulk se puder vistar de um "pulinho lá": http://www.radiacaogama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado João, que bom que vc gostou do blog. Visitarei sim sei blog. Inclusive, se quiser fazer parceria podemos trocar os banners. Grande Abraço, David Silva.

      Excluir
    2. Olá, vou colocar o Banner lá no meu blog.

      Só que vou colocar um pouco mais tarde, pois por algum motivo o blooger não quer salvar a operação.

      Até mais.

      Excluir

Postar um comentário