[Dissertação] Desenho e cultura baiana na charge de Hélio Lage

Acho que esta é a primeira vez que divulgo aqui no blog minha dissertação de mestrado, pois não me lembro de fazer isso em ocasião anterior. 

A razão de fazer isso agora deve-se ao fato de que por muito tempo, eu mesmo reprovei minha dissertação e tive vergonha dela, pois entendia que não era o trabalho que planejei e com a qualidade desejada. Isso porque durante quase todo o percurso de meu mestrado em Desenho e Cultura, tive sérias dificuldades pessoais financeiras e institucionais para produzir a dissertação de tal modo que quando terminei o texto definitivo, não tive tempo nem mesmo para uma revisão ortográfica.
Mas, resolvendo deixar tudo isso para trás decidi publicar o texto assim mesmo como foi defendido, sem revisão ortográfica. Bom, feitas as devidas explicações vamos ao texto. 

Esta dissertação trata do Desenho como elemento de caracterização cultural, a partir da charge de Hélio Roberto Lage (1946 – 2006), arquiteto baiano que se consagrou como humorista gráfico, trabalhando entre 1969 e 2006 em um jornal de Salvador: “Tribuna da Bahia”. Para isso, investigamos as charges do referido desenhista procurando perceber o que elas poderiam revelar sobre a Cultura Baiana, no período em que elas foram publicadas, que permita compreender o Desenho como meio de distinção cultural de uma época, um lugar, ou mesmo um povo. Além disto, dissertamos sobre as particularidades da charge como um tipo de humor gráfico e sobre o humor gráfico na Bahia. Nosso objeto de estudo foi constituído pelas charges publicadas no referido jornal que fazem referência a elementos tidos como característicos da Cultura Baiana

https://drive.google.com/open?id=0B_lyZRKnMSfRNjU1TzdKLWFjQnlXUGVGWFIwMUlBLVFYUURB

Comentários